Síndrome dos ovários policísticos
A síndrome dos ovários policísticos é caracterizada por um conjunto de alterações endócrino-metabólicas que podem levar a alterações menstruais, infertilidade, hiperandrogenismo (aumento de pêlos, acne) e com frequência acompanhado de resistência à insulina.
O diagnóstico é feito com a presença de dois de três achados:
• Irregularidade menstrual ou infertilidade
• Hiperandrogenemia (aumento de andrógenos no sangue) ou hiperandrogenismo (achados clínicos de aumento de andrógeno – excesso de pêlos)
• Presença de ovários policísticos no ultrassom
Como achado adicional é frequente encontrarmos quadros de hiperinsulinemia, muitas vezes associada a acúmulo de gordura visceral e síndrome metabólica. Dessa forma, o tratamento quase sempre vai passar por mudança do estilo de vida e tratamento do sobrepeso, se houver, para redução da gordura visceral. A perda de peso, por si só, além de melhora da resistência à insulina, muitas vezes melhora a ovulação, possibilitando gravidez, e o hiperandrogenismo. Porém, pode ser necessária a associação de medicamentos tanto para melhora da fertilidade e estética (pêlo e acne), quanto para a resistência à insulina.