Hipogonadismo

Hipogonadismo é a parada ou a redução da produção, pelas gônadas (ovários nas mulheres e testículos nos homens), dos hormônios sexuais, no caso da mulher o estrógeno e dos homens a testosterona. Pode ser diagnosticado já na adolescência, por ausência de puberdade e falta do aparecimento dos caracteres sexuais secundários, mais relacionado a hipogonadismo hipogonadotrófico  isolado congênito, mas podendo ser também de outras causas.
Os sintomas do hipogonadismo são ausência ou diminuição dos caracteres sexuais secundários (pêlos, tamanhos dos testiculos e do pênis e das mamas), redução da libido e das ereções matinais, disfunção erétil, depressão, fadiga, falta de energia e infertilidade.
Temos várias causas de hipogonadismo, como uso de medicamentos e anabolizantes, anorexia nervosa, overtraining, doenças inflamatórias ou tumores na hipófise ou haste hipofisária (levando a alteração da secreção das gonadotrofinas que cordenam a secreção dos hormônios sexuais pelas gônadas), presença de doenças crônicas como diabetes mal controlado, fibrose cística, doenças inflamatórias, aids e obesidade. A obesidade tem sido causa frequente de testosterona baixa em homens e infertilidade em mulheres. Tanto em homens quanto em mulheres, a melhor forma de reverter esse quadro ainda é a perda de peso e a reposição hormonal não parece ter benefício para a maioria dos casos.