Tratamento do diabetes tipo 2
No diabetes tipo 2, o pâncreas ainda está funcionando, mas não com a eficácia necessária. Isso significa que seu corpo tem resistência à insulina e é incapaz de converter glicose em energia efetivamente, deixando muita glicose no sangue. Às vezes, o diabetes tipo 2 pode ser gerenciado inicialmente através de modificações no estilo de vida, incluindo dieta saudável, perda de peso, exercício físico regular e monitoramento dos níveis de glicose no sangue.
- Comer bem ajuda a gerenciar seus níveis de glicose no sangue e seu peso corporal.
- O exercício ajuda a insulina a trabalhar com mais eficácia, reduz a pressão arterial e reduz o risco de doença cardíaca.
- O monitoramento regular da glicose no sangue testa se o tratamento que está sendo seguido está ajudando a reduzir os níveis de glicose no sangue ou se você precisa ajustar seu tratamento.
O objetivo do controle do diabetes é manter os níveis de glicose no sangue o mais próximo possível da faixa entre 80-130mg/dL (em jejum), o que ajudará a prevenir complicações de curto e longo prazo.
Sua equipe de saúde, incluindo seu médico especialista e seu nutricionista, pode ajudá-lo no monitoramento da glicemia, alimentação saudável e atividade física.
No entanto, às vezes, uma alimentação saudável e exercícios não são suficientes para manter os níveis de glicose no sangue dentro da faixa alvo. Diabetes tipo 2 é uma condição progressiva. Com o tempo, o pâncreas produz menos insulina e o corpo pode continuar a ser resistente à insulina se mudanças no estilo de vida, como perda de peso e aumento da atividade física, não forem realizadas. A insulina ajuda a converter glicose em energia para as células, o que significa que, à medida que o diabetes tipo 2 progride, o pâncreas pode não ser capaz de produzir insulina suficiente para atender as necessidades do corpo. Para ajudar o pâncreas a produzir mais insulina, ou para fazer a insulina produzida pelo organismo trabalhar melhor, as pessoas com diabetes tipo 2 frequentemente precisam de comprimidos para manter os níveis de glicose no sangue no alvo.
Eventualmente, pode ser necessário começar a tomar insulina para controlar os níveis de glicose no sangue. É quando seu corpo não está mais produzindo insulina suficiente. Às vezes, os comprimidos podem continuar em adição à insulina.
Se você precisar de medicação como tratamento, é importante observar que isso faz parte da progressão natural da condição, e tomar medicação quando necessário pode resultar em menos complicações a longo prazo.
Os comprimidos ou injeções devem ser usados em conjunto com alimentação saudável e atividade física regular, não como substituto.
Ocasionalmente, efeitos colaterais podem ocorrer com medicamentos. Fale com o seu médico se tiver algum problema. Pode-se tentar outras medicações nesse caso.