Av. Com. Pereira Inácio, 950, conjunto 206 - Jd. Vergueiro - Sorocaba

Tratamento do diabetes gestacional

O diabetes gestacional é diagnosticado durante a gravidez quando seu corpo não consegue lidar com a necessidade extra de produção de insulina, resultando em altos níveis de glicose no sangue. O diabetes gestacional é gerenciado pelo monitoramento dos níveis de glicose no sangue, adotando um plano de alimentação saudável e realizando atividade física regular. O manejo eficaz do diabetes gestacional reduzirá o risco de complicações durante a gravidez e no bebê.  

Sua equipe de saúde, incluindo seu médico especialista e o nutricionista , pode ajudá-la no monitoramento da glicemia, alimentação saudável e atividade física.  

Existem três componentes básicos no gerenciamento eficaz do diabetes gestacional:

  • monitorando os níveis de glicose no sangue 
  • adotando um padrão de alimentação saudável 
  • atividade física.

Geralmente, o diabetes gestacional pode ser gerenciado com uma alimentação saudável e atividade física regular. No entanto, para algumas mulheres com diabetes gestacional, serão necessárias injeções de insulina durante o restante da gravidez. Aproximadamente 10 - 20% das mulheres precisarão de insulina; no entanto, uma vez que o bebê nasce, a insulina não é mais necessária. Isso é seguro para você e seu bebê.  

Depois que o bebê nasce, o diabetes gestacional geralmente desaparece. Um teste especial de glicose no sangue (Teste Oral de Tolerância à Glicose) (TOTG) é realizado seis semanas após o parto para garantir que os níveis de glicose no sangue voltaram ao normal. No entanto, mulheres que tiveram diabetes gestacional têm um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida e devem ser testadas para diabetes anualmente.  

O diabetes gestacional pode afetar meu bebê?  

Se o diabetes gestacional não for bem cuidado (os níveis de glicose no sangue permanecem altos), isso pode resultar em problemas como um bebê grande, aborto espontâneo e natimorto. Um bebê grande pode criar o risco de lesões no parto, cesariana, parto com fórceps e a necessidade de cuidados especiais com o bebê até que o nível de glicose se estabilize após o parto. Outras complicações podem incluir perda de gravidez e parto prematuro. 

Monitorando os níveis de glicose no sangue durante a gravidez  

É importante monitorar seus níveis de glicose no sangue em casa para verificar se o tratamento do diabetes gestacional mantém os níveis de glicose no sangue dentro do intervalo desejado. O médico ou o educador em diabetes pode mostrar como verificar seus níveis de glicose no sangue e ajudar a entender seus padrões. Isso garante que o tratamento apropriado possa ser administrado e alterado conforme necessário.

O seu médico o aconselhará sobre os níveis-alvo recomendados de glicemia e os horários de teste.  

Se seus níveis de glicose no sangue não puderem ser gerenciados apenas por uma alimentação saudável e atividade física, seu médico poderá sugerir medicação. A maioria dos comprimidos para diabetes não é adequada para uso durante a gravidez, mas podem ser necessárias injeções de insulina e/ou um medicamento chamado metformina para ajudar a tratar o diabetes gestacional.

Alimentação saudável com o diabetes gestacional  

Uma parte importante do tratamento do diabetes gestacional está relacionado à dieta. Seguir um plano de alimentação saudável ajudará:  

  • Gerenciando os níveis de glicose no sangue dentro dos limites recomendados pelo seu médico 
  • Fornecendo nutrição adequada para você e seu bebê em crescimento 
  • Mantendo alterações de peso adequadas durante a gravidez. 

É aconselhável consultar um nutricionista para elaborar um plano de refeições adequado para a mãe e o bebê em crescimento.  

Guia para uma alimentação saudável durante a gravidez  

As mulheres com diabetes gestacional são incentivadas a:  

  • Coma pequenas quantidades frequentemente e mantenha um peso saudável
  • Inclua algum carboidrato em todas as refeições e lanches (por exemplo, pão multigrãos, macarrão, batata, lentilhas, grão de bico, feijão), de preferência os intergrais
  • Escolha alimentos variados e agradáveis que forneçam os nutrientes que você precisa especialmente durante a gravidez. Isso significa alimentos que incluem: cálcio (por exemplo, leite e queijo), ferro (por exemplo, carne vermelha, frango e peixe), ácido fólico (por exemplo, vegetais folhosos verde-escuros levemente cozidos), com pouca gordura, particularmente gordura saturada (por exemplo, use óleos como canola , azeites de oliva e óleos e margarinas polinsaturados, use carnes magras, como frango sem pele e laticínios com pouca gordura) 
  • Coma alimentos ricos em fibras 
  • Evite alimentos e bebidas que contenham grandes quantidades de açúcar
  • Consulte um nutricionista que possa fornecer conselhos sobre os nutrientes adequados para você e seu bebê, além de ajudá-la a fazer escolhas alimentares saudáveis.

Carboidratos

Os carboidratos são quebrados em glicose e usados para energia. Para ajudar a manter seus níveis de glicose no sangue normais é importante distribuir seus alimentos com carboidratos por três pequenas refeições e 2-3 lanches por dia. Os alimentos que contêm carboidratos incluem:  

  • Pães, pães multigrãos e cereais matinais 
  • Macarrão, arroz 
  • Batata, batata doce e milho 
  • Leguminosas como feijão, feijão vermelho e lentilhas 
  • Frutas 
  • Leites e iogurtes

Alimentos com carboidratos que contêm pouco valor nutricional incluem sacarose (açúcar de mesa), refrigerantes, sucos de frutas, doces, bolos e biscoitos.  Em alguns casos, você pode estar ingerindo a quantidade adequada de carboidratos para o corpo, mas ainda assim ter altos níveis de glicose no sangue. Se isso acontecer, é importante conversar com seu médico, 

Gordura  

Tente limitar a quantidade de gordura que você come, principalmente a gordura saturada. Use gorduras saudáveis como canola, azeites e óleos  e margarinas poliinsaturados, abacates e sementes oleaginosas (nozes, castanhas). Para limitar sua ingestão de gordura saturada, selecione carnes magras, frango sem pele e laticínios com pouca gordura e evite alimentos processados .

Proteína  

Inclua duas pequenas porções de proteína por dia, pois a proteína é importante para o crescimento do bebê e para a saúde da mãe. Os alimentos proteicos incluem carne magra, frango sem pele, peixe, ovos e queijo com pouca gordura. Esses alimentos não afetam diretamente seus níveis de glicose no sangue. Leite, iogurtes, cremes e leguminosas(feijão, lentilha e grão de bico) também são importantes fontes de proteína. No entanto, lembre-se de que eles também contêm carboidratos.  

Cálcio e ferro  

As necessidades de cálcio e ferro aumentam durante a gravidez. Tente incluir 2-3 doses de alimentos ricos em cálcio com baixo teor de gordura por dia (1 dose = 250 ml de leite, 200 g de iogurte ou 2 fatias de queijo). O ferro da carne vermelha, frango e peixe é prontamente absorvido. No entanto, se você é vegetariano ou não come esses alimentos regularmente, pode ser necessário um suplemento de ferro ou um multivitamínico para a gravidez. Discuta isso com seu médico ou nutricionista.  

Outras considerações alimentares  

Alimentos nutritivos que não são muito calóricos e não elevam muito a glicose no sangue podem ser consumidos em maior quantidade dentro de uma dieta equilibrada. Esses alimentos incluem frutas como morangos, maracujá, limões e limas e todos os vegetais (exceto batata, milho, batata doce, taro, feijão, lentilha e grão de bico). Tente incluir pelo menos 2 xícaras de vegetais por dia.

Bebidas  

A melhor bebida para o seu corpo é água, água mineral pura e água com gás - experimente com limão ou lima fresca para algo diferente. Bebidas diet ou sem açúcar são adequadas para pessoas com diabetes.  No entanto, as variedades carbonatadas e com cafeína podem aumentar o risco de osteoporose, por isso devem ser consumidas com moderação por todos.  

Adoçantes 

O uso de adoçantes por pessoas com diabetes é preferível ao uso de açúcares naturais.  

Manter-se ativo com diabetes gestacional  

Para mulheres com diabetes gestacional, a atividade física de intensidade moderada pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue. "Moderado" significa um aumento leve, mas perceptível, da respiração e da frequência cardíaca. Se não houver condições obstétricas ou médicas específicas, você poderá se exercitar com segurança durante a gravidez.  No entanto, é melhor discutir isso com seu obstetra antes de iniciar qualquer tipo de exercício durante a gravidez.  

Benefícios de se manter ativo  

A atividade física ajuda a reduzir a resistência à insulina. O exercício regular, como caminhar, ajuda a melhorar a forma física e prepara você para o nascimento do seu bebê. A atividade física também ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.  Lembre-se, antes de iniciar ou continuar qualquer forma de atividade física, sempre verifique com seu obstetra.  Nunca é tarde para começar a se mover, e há muitas maneiras de se manter ativo como parte de sua rotina diária. Basicamente, tudo o que faz você se mexer geralmente é bom para o seu diabetes e também irá melhorar sua sensação geral de bem-estar. Por exemplo, caminhar é uma ótima maneira de se movimentar.

Como andar mais a cada dia  

Abaixo estão algumas dicas sobre como você pode incorporar mais caminhadas na sua rotina. É importante nunca se esforçar demais.

  • Caminhe para as lojas locais em vez de dirigir. 
  • Inicie um "grupo de caminhada" com familiares ou amigos - talvez encontrem-se em horário e dia regulares. Isso ajudará a garantir que você esteja comprometido e a manter contato com seus entes queridos. 
  • Vá pelas escadas ao invés do elevador. 
  • Fique em pé e mova-se enquanto estiver ao telefone. 
  • Cuide do jardim
  • Compre um pedômetro (ou um contador de passos), um pequeno dispositivo que você pode prender para si mesmo e que conta suas etapas diárias. Isso ajudará você a avaliar o quanto você está andando. 

Depois da gravidez  

Depois que o bebê nasce, o diabetes gestacional geralmente desaparece. Um teste especial de glicose no sangue (Teste Oral de Tolerância à Glicose) (TOTG) é realizado seis semanas após o parto para garantir que os níveis de glicose no sangue voltaram ao normal. No entanto, mulheres que tiveram diabetes gestacional têm um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida e devem ser testadas para diabetes anualmente.  

Reduzindo o risco de desenvolver diabetes tipo 2  

Enquanto os níveis de glicose no sangue materno geralmente retornam ao normal após o nascimento, há um risco aumentado de a mãe desenvolver diabetes tipo 2 no futuro. Para reduzir seu risco ou atrasar o desenvolvimento de diabetes tipo 2, lembre-se dos seguintes pontos importantes:  

  • Mantenha ou atinja um peso saudável. Equilibrar a ingestão de alimentos com os níveis de atividade é a melhor maneira de manter ou reduzir o excesso de peso corporal. 
  • Coma saudavelmente. Limite a gordura saturada. Escolha carne magra, frango sem pele e laticínios com pouca gordura. Limite os alimentos processados e fritos. Coma muitos vegetais, legumes, frutas, pães integrais e cereais. 
  • Seja fisicamente ativo. Procure incluir pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada na maioria dos dias. Você deve discutir seus planos de atividade física com seu médico antes de iniciar qualquer tipo de exercícios.
  • Verifique os níveis de glicose no sangue. É importante que a glicose no sangue seja testada a cada 1-2 anos. Discuta isso com seu médico. 

Posso amamentar se tiver diabetes gestacional?  

A amamentação é recomendada para todas as mulheres, incluindo mulheres com diabetes gestacional. A amamentação fornece o melhor começo para o seu bebê e pode ajudá-lo a retornar ao seu peso de antes da gravidez.

Agende uma consulta