Diabetes tipo II: é possível controlar só com dieta?
A resposta, a princípio, é que sim, a depender do quão alto está sua glicemia (glicose no sangue), de quanto é possível melhorar sua dieta e de quanto tempo você tem a doença.
Se a glicemia está muito alta, não tem como não usar medicação, nem que seja temporariamente, para melhorar o que chamamos de glicotoxicidade. O pâncreas perde sua capacidade de de secretar sua reserva de insulina quando passa um tempo convivendo com uma glicemia muito alta. Passada essa fase, é possível que um controle alimentar rigoroso, que promova perda importante de gordura visceral reverta um diabetes. Logo, isso é válido para pacientes que têm uma dieta inadequada com uma margem para melhora e pode não ter muito resultado para aqueles diabéticos que já têm uma alimentação restrita.
O tempo de diagnóstico de diabetes também limita o controle apenas com a dieta. Nos primeiros 5 anos de diagnóstico é mais provável se conseguir o controle com uma perda de peso agressiva.
Uma dieta bastante restrita em carboidratos (low carb) pode também ser benéfica ao controle e a depender do tempo de doença pode reduzir ou até suspender os medicamentos do paciente. Porém, não são todos que conseguem levar uma vida praticamente sem carboidratos e essa estratégia muitas vezes precisa de uma transição para uma dieta equilibrada pensando no controle a longo prazo.
Logo se vê que o controle é possível porém não é fácil, de maneira que a grande maioria dos pacientes necessitarão mesmo dos medicamentos para controle do seu diabetes.