Diabetes tipo I

O diabetes tipo 1 é uma condição auto-imune na qual o sistema imunológico é ativado de maneira errada, para destruir as células do pâncreas que produzem insulina. Não sabemos o que causa essa reação auto-imune. O diabetes tipo 1 não está ligada a fatores modificáveis do estilo de vida. Não há cura e não pode ser evitado.

Diabetes tipo 1:

Ocorre quando o pâncreas não produz insulina

Representa cerca de 10% de todos os casos de diabetes e é uma das condições crônicas mais comuns da infância

O início é geralmente abrupto e os sintomas óbvios

Os sintomas podem incluir sede e micção excessivas, perda inexplicada de peso, fraqueza e fadiga e visão turva

É administrado com injeções de insulina várias vezes ao dia ou com o uso de uma bomba de insulina.

O que acontece com o pâncreas?

No diabetes tipo 1, o pâncreas, uma grande glândula atrás do estômago, para de produzir insulina porque as células que produzem a insulina foram destruídas pelo sistema imunológico do corpo. Sem insulina, as células do corpo não podem transformar glicose (açúcar) em energia.  Pessoas com diabetes tipo 1 dependem da insulina todos os dias de suas vidas para substituir a insulina que o corpo não pode produzir. Elas devem testar seus níveis de glicose no sangue várias vezes ao longo do dia.  O início do diabetes tipo 1 ocorre com maior frequência em pessoas com menos de 30 anos, no entanto, novas pesquisas sugerem que quase metade de todas as pessoas que desenvolvem a doença são diagnosticadas com mais de 30 anos. Cerca de 10 a 15% de todos os casos de diabetes são do tipo 1 .  O que acontece se as pessoas com diabetes tipo 1 não receberem insulina?  Sem insulina, o corpo queima suas próprias gorduras como um substituto de energia, que libera substâncias químicas (cetonas) no sangue. Sem injeções contínuas de insulina, as substâncias químicas perigosas se acumulam e podem ser fatais se não forem tratadas. Esta é uma condição chamada de cetoacidose.  O que causa diabetes tipo 1?  A causa exata do diabetes tipo 1 ainda não é conhecida, mas sabemos que ela tem um forte vínculo familiar e não pode ser evitada. Também sabemos que isso não tem nada a ver com estilo de vida, embora manter um estilo de vida saudável seja muito importante para ajudar a gerenciar o diabetes tipo 1.  Nesta fase, nada pode ser feito para prevenir ou curar o diabetes tipo 1.

• Estar excessivamente sedento
  • Eliminando mais urina
  • Sentindo-se cansado e letárgico
  • Sempre com fome
  • Tendo cortes que curam lentamente
  • Comichão, infecções de pele
  • Visão embaçada
  • Perda de peso inexplicável
  • Mudanças de humor
  • Dores de cabeça
  • Sentindo tonturas
  • Cãibras nas pernas

Esses sintomas podem ocorrer repentinamente. Se eles ocorrerem, consulte um médico. Através de um teste simples, um médico pode descobrir se eles são o resultado do diabetes tipo 1.

Gestão, cuidado e tratamento

O diabetes tipo 1 é tratado com injeções de insulina várias vezes ao dia ou com o uso de uma bomba de insulina. Embora suas escolhas de estilo de vida não causem diabetes tipo 1, as escolhas que você faz podem reduzir o impacto de complicações relacionadas ao diabetes, incluindo doença renal, amputação de membros e cegueira.  Se você foi diagnosticado recentemente com diabetes tipo 1 ou tem um membro da família com diabetes tipo 1, consulte as informações sobre o gerenciamento de diabetes tipo 1.