Diabetes gestacional
O diabetes mellitus gestacional (às vezes chamado de DMG) é uma forma de diabetes que ocorre durante a gravidez. A maioria das mulheres não terá mais diabetes após o nascimento do bebê. No entanto, algumas mulheres continuarão a ter altos níveis de glicose no sangue após o parto. É diagnosticada quando níveis mais altos do que o normal de glicose no sangue aparecem pela primeira vez durante a gravidez. É o problema metabólico mais comum na gestação e tem prevalência de 3 a 25% das gestações, dependendo do grupo étnico, da população e do critério diagnóstico utilizado e isso geralmente ocorre entre as 24 e as 28 semanas de gravidez. Todas as mulheres grávidas que não foram diagnosticadas com diabetes ou diabetes gestacional no inicio da gravidez devem ser testadas para diabetes gestacional entre 24 e 28 semanas de gestação (exceto aquelas que já têm diabetes).
Quem está em maior risco de diabetes gestacional?
As mulheres com maior risco de desenvolver diabetes gestacional incluem aquelas que:
- Idade materna avançada
- História familiar de diabetes em parentes de primeiro grau
- Sobrepeso, obesidade ou ganho excessivo de peso na gravidez atual
- Deposição central excessiva de gordura corporal
- Crescimento fetal excessivo, polidrâminio, hipertensão ou pré-eclampsia na gravidez atual
- Antecedentes obstétricos de abortamentos de repetição, malformações, morte fetal ou neonatal, macrossomia ou DMG
- Já tiveram Síndrome do Ovários Policísticos
- Baixa estatura (menos de 1,5m)
- Hemoglobina glicada <ou=5,9% no primeiro trimestre
O diabetes gestacional também pode ocorrer em mulheres sem fatores de risco conhecidos.
Como é diagnosticado o diabetes gestacional
O diabetes gestacional é diagnosticado usando um teste oral de tolerância à glicose (TOTG). Isso é feito em um laboratório clínico. Você precisará fazer jejum de 8 horas durante a noite antes de fazer este teste. Será coletado sangue para verificar o nível de glicose no sangue em jejum. Depois disso, você receberá uma bebida açucarada e seu sangue será testado uma e duas horas depois. Se o seu nível de glicose no sangue estiver acima da faixa normal em um desses três momentos do teste você tem diabetes gestacional.
O que fazer depois de ser diagnosticado?
Para muitas mulheres, o diagnóstico de diabetes gestacional pode ser perturbador. No entanto, é importante lembrar que a maioria das mulheres com diabetes gestacional tem uma gravidez saudável, parto normal e um bebê saudável. O tratamento consiste em um plano de alimentação saudável, atividade física regular e monitoramento para manutenção dos níveis de glicose no sangue no intervalo alvo durante a gravidez.
O gerenciamento do diabetes necessita de uma equipe que envolva a mulher, sua família e profissionais de saúde. Alguns dos profissionais de saúde que podem fazer parte de uma equipe de saúde em diabetes incluem endocrinologistas, obstetras, educadores em diabetes, nutricionistas e educador físico.
Riscos de desenvolver diabetes tipo 2
Embora os níveis de glicose no sangue materno geralmente retornem ao normal após o nascimento, há um risco aumentado de a mulher desenvolver diabetes tipo 2 no futuro. O bebê também pode estar em risco de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida.
Você precisará fazer o teste (TOTG) novamente 6 semanas após o parto e se normal reavaliada anualmente por meio da glicemia de jejum e/ou TOTG com 75g de glicose.
O que causa o diabetes gestacional?
Na gravidez, a placenta produz hormônios que ajudam o bebê a crescer e se desenvolver. Esses hormônios também bloqueiam a ação da insulina da mulher. Isso é chamado de resistência à insulina. Devido a essa resistência à insulina, a necessidade de insulina na gravidez é 2 a 3 vezes maior que o normal. Se você já possui resistência à insulina, seu corpo pode não ser capaz de lidar com a demanda extra de produção de insulina e os níveis de glicose no sangue se elevarão, resultando no diagnóstico de diabetes gestacional.
Quando a gravidez termina e os níveis de glicose no sangue geralmente retornam ao normal e o diabetes gestacional desaparece, no entanto, essa resistência à insulina aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida.
Gestão, cuidado e tratamento
O diabetes gestacional pode frequentemente ser tratado com alimentação saudável e atividade física regular. No entanto, algumas mulheres podem precisar de medicação (metformina) e/ou injeções de insulina para ajudar a gerenciar o diabetes gestacional. Se você foi diagnosticado recentemente com diabetes gestacional ou tem um membro da família com diabetes gestacional, consulte um endocrinologista para mais informações e iniciar o tratamento.