Av. Com. Pereira Inácio, 950, conjunto 206 - Jd. Vergueiro - Sorocaba

Desafios e iniciativas para uma alimentação saudável

Em 2018, a prevalência da obesidade voltou a crescer no Brasil. Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que número de obesos no país aumentou 67,8%, o crescimento foi maior entre os adultos de 25 a 44 anos. Em relação ao sexo, as mulheres apresentaram obesidade ligeiramente maior, com 20,7%, em relação aos homens, 18,7%. O excesso de peso também aumentou, 55,7% da população tem excesso de peso. O aumento foi maior entre as faixas etárias de 18 a 24 anos. 

O aumento do excesso de peso e da obesidade está relacionado com o consumo muito elevado de alimentos ultraprocessados, de alto teor de açúcar e gordura, e com o consumo de calorias maior do que o gasto diário. Por isso, o incentivo ao consumo de alimentos saudáveis e as práticas saudáveis na rotina diária de crianças e adultos é fundamental.

Por onde começar e quais iniciativas devo tomar?

Reduza o consumo de doces, que é quase diária pela população. Diminua a quantidade/porção do doce incluindo frutas in natura, secas ou cozidas ao consumir. Evite consumir diariamente. 

Coma com regularidade e atenção, em ambiente tranquilo e, sempre que possível, com companhia. Faça as refeições principais à mesa, ao invés de comer no sofá, em frente à TV ou em frente ao computador.

Tenha menos disponibilidade de produtos processados na despensa. Se ficam disponíveis você aumenta as chances de consumir. Ao comprar, prefira embalagens de tamanho pequeno, evite embalagens tamanho família.

Reduza o consumo de refrigerantes e sucos artificiais para uma vez por semana, ou menos. São bebidas com muito açúcar e calorias vazias. Prefira água e consuma uma porção de fruta junto ou após a refeição.

Reduza o consumo de alimentos com excesso de sal e o sal de adição. Inclua ervas naturais nas preparações como alecrim, alho poró, cebolinha, cheiro verde, manjericão, orégano, salsinha etc.

Procure um profissional nutricionista para te orientar na mudança de hábitos alimentares.


Por nutricionista Fernanda S. A. Franco. 

Referências

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45612-brasileiros-atingem-maior-indice-de-obesidade-nos-ultimos-treze-anos

https://tanamesa.com/

Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento

de atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : ministério da saúde, 2014.

Agende uma consulta