Definição de obesidade e aspectos gerais

Obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo além do normal de gordura no corpo. Esse excesso de gordura leva a inúmeras complicações (diabetes, pressão alta, alterações do colesterol e triglicérides, gordura no fígado, artrose, apneia do sono, vários tipos de câncer, infarto, derrame cerebral, etc) que reduzem a expectativa de vida do paciente.

O número de pessoas com essa doença vem aumentando de maneira muito rápida, tornando-se um grande problema de saúde pública.  No  Brasil, metade da população está acima do peso (sobrepeso) e quase 20% tem obesidade.

Campanhas, estratégias e informações  sobre a doença têm tentado frear o seu crescimento sem o desejado sucesso. Mesmo no plano individual, os tratamentos muitas vezes falham logo no início, sem emagrecimento algum ou  no resultado de manutenção da perda de peso a longo prazo, com frequente retorno ao peso inicial .

Contudo, muitas das informações que são passadas hoje através dos vários canais (principalmente as redes sociais) não possuem orientações confiáveis, sem o verdadeiro rigor científico e muitas delas baseadas apenas em “achismos”.  Muitas vezes têm caráter alarmista apenas com objetivo de atrair a atenção da audiência e por outras tentam se mostrar como algo inovador. Muitas substancias, fórmulas e hormônios, sem estudos comprovando eficácia, são prescritas aos pacientes na tentativa de cativá-los com a ideia de que estão recebendo um tratamento muito moderno mas, só os fazem desperdiçar dinheiro.

A abordagem séria da obesidade passa por entender que se trata de um doença multifatorial e assim precisa ser tratada. Não será uma fórmula ou apenas uma dieta que resolverá o problema da  maioria dos pacientes. Muitos precisarão de apoio constante para o processo de mudança do estilo de vida que muitas vezes estão errados desde muito tempo. Nesse processo, a orientação nutricional contínua e apoio empático,  motivante , sem julgamentos e preconceitos são fundamentais para o sucesso.  A presença do educador físico é importante na orientação e estímulo da atividade física.  É necessário uma verdadeira parceria entre paciente e equipe multiprofissional (médico, nutricionista, psicólogo e educador físico) para mudanças sustentáveis nos hábitos de vida do paciente.