Av. Com. Pereira Inácio, 950, conjunto 206 - Jd. Vergueiro - Sorocaba

Como manter o peso perdido no longo prazo

Todos nós sabemos como perder peso é difícil, mas pior ainda é conseguir manter-se mais magro no longo prazo. 

Isso ocorre porque o nosso corpo joga contra o emagrecimento. Toda vez que emagrecemos temos uma redução do gasto energético (“queda do metabolismo”) acompanhado de alterações hormonais que levam a redução da saciedade e ao aumento da fome. Um verdadeiro cabo de guerra! A gente tentando fazer o peso baixar e o nosso corpo tentando jogar ele para cima. Além, é claro, do nosso ambiente obesogênico, com grande disponibilidade de comida processada cada vez mais barata e o sedentarismo. Então, o que fazer para a manutenção? 

1-Primeiro, acompanhamento constante. Sabemos que pacientes que não abandonam suas consultas regulares tem maior taxa de sucesso. 

2-Pesar–se regularmente: não precisa ser diariamente, mas pelo menos uma vez por semana, auxilia no auto-controle. Colocando um peso de alarme, a partir do qual medidas mais intensivas devem ser tomadas. 

3-Atividade física regular. Estudos mostram que quem se engaja numa atividade física constante, em especial na fase de manutenção de peso, tem mais chance de não recuperar o peso perdido. 

4-Manter alimentação saudável, individualizada, baseada nas preferências e que seja plausível de execução a longo prazo. 

5-Preparar-se para eventos. Sempre se preparar para situações de maior disponibilidade de alimentos, como festas, encontros e finais de semana. Saber o quanto vai comer daquilo que sabe que é mais calórico. 

6-Atenção ao supermercado. O controle da alimentação começa pela disponibilidade dos alimentos, então continua necessário controlar o que trazemos das prateleiras dos supermercados para o nosso armário. 

7-Controle do stress: levar uma vida mais leve, mas para isso pode ser necessário o acompanhamento psicológico. 

8-Boas noites sono. Pessoas que não dormem bem ou com poucas horas de sono têm maior tendência a ganho de peso. 

9-Tratamento medicamentoso contínuo quando necessário. 

10-Metas de peso realistas. Muitas vezes pequenos ganhos já são muito positivos. 

Motivação sempre!!!


Agende uma consulta