Bombas de insulina
O que é uma bomba de insulina?
Bomba de insulina é um pequeno dispositivo eletrônico operado por bateria que contém um reservatório de insulina. É do tamanho de um telefone celular e é usado 24 horas por dia. A bomba é programada para fornecer insulina ao corpo através de tubos de plástico fino, conhecidos como conjunto de infusão ou conjunto de administração. A bomba é usada fora do corpo, em uma bolsa ou no cinto. O conjunto de infusão possui uma agulha fina ou cânula flexível que é inserida logo abaixo da pele, onde permanece no local por dois a três dias. Apenas insulina de ação rápida é usada na bomba. Sempre que os alimentos são ingeridos, a bomba é programada para fornecer uma onda de insulina no corpo, semelhante à do pâncreas em pessoas sem diabetes. Entre as refeições, é fornecida uma taxa pequena e constante de insulina. A bomba de insulina não é adequada para todos e se você está pensando em usar deve discutir primeiro com seu médico.
Como isso me ajuda a controlar meu diabetes?
Pesquisas demonstraram que a terapia com bomba de insulina pode reduzir a frequência de hipoglicemia grave e melhorar a qualidade de vida. O uso da bomba também pode melhorar o controle da glicose no sangue. É importante que você tenha expectativas realistas sobre a terapia com bomba. Não é uma cura para pessoas que precisam de insulina para controlar seu diabetes, mas uma maneira de fornecer insulina que pode oferecer maior flexibilidade, melhores níveis de glicose e qualidade de vida. A terapia com bomba requer motivação, verificação regular da glicemia, capacidade de aprender a tecnologia da bomba e a vontade de manter contato regular com seu educador em diabetes ou endocrinologista para revisão e ajuste das taxas da bomba.
Quais bombas de insulina estão disponíveis para mim?
No Brasil, temos bombas de dois de fabricantes: Roche Diagnostics e Medtronic. A Roche tem a bomba Accu-Chek Spirit e o sistema Accu-Chek Spirit Combo (bomba+smart control com glicosímetro e calculo de bolus), e a Medtronic disponibiliza o modelo MiniMed 640G. Os outros modelos ainda em uso, porém não mais comercializados são Accu-Chek Spirit, MiniMed 722 e MiniMed Paradigm Veo 754. As bombas MiniMed 722, MiniMed Paradigm Veo 754 e MiniMed 640G podem ser associadas a um sensor de glicose fornecido pelo fabricante. A MiniMed Paradigm Veo 754 e a MiniMed 640G emitem alertas de hipogliemia e desligam a bomba automaticamente quando necessário.