Água com gás faz mal? Entenda a diferença entre os tipos de água
Beber água regularmente é fundamental para a saúde. A água é o principal componente químico do nosso organismo, o ser humano consegue sobreviver muito mais tempo sem consumir alimentos do que sem ingerir água. Precisamos tanto da água, que cerca de 60% do peso do nosso corpo é composto apenas por ela. Entenda a diferença entre água mineral com gás, água gaseificada e água mineral sem gás:
- Água Mineral com Gás: Água originária da fonte natural com dióxido de carbono, naturalmente gaseificada, tendo seu sabor mais suave do que a água gaseificada.
- Água Gaseificada: Quando a água potável ou água mineral natural passa pelo processo artificial onde se tira todo o oxigênio de sua composição e o gás carbônico é acrescentado no lugar, deixando a água gaseificada para consumo.
- A água com gás hidrata? Assim como a água mineral, a água gaseificada (naturalmente ou por processo industrial) possui o mesmo poder de hidratação.
- Para pessoas que fazem academia qual água é mais indicada?
- Prefira o consumo da água mineral sem gás.
- Beber água com gás pode fazer mal para o estômago?
- A água com gás possui um pH um pouco mais ácido (5 - 6) do que a água mineral (pH 7neutro). Pessoas portadoras de problemas como gastrites crônicas ou duodenites poderão irritar a mucosa gástrica se consumirem muita água com gás. Pela presença do dióxido de carbono, se ingerida em grande quantidade, a bebida pode causar uma ligeira dilatação do estômago resultando em um leve desconforto.
- Ingerir muita água com gás pode fazer mal?
Em excesso pode causar certo desconforto. Prefira maior consumo da água mineral sem gás. A quantidade recomendada de água/dia pode variar de pessoa para pessoa e tem a ver com o nível de atividade física, a temperatura ambiente, o nível de umidade do ar e outras condições físicas de cada um. Para facilitar, é indicado beber em média oito copos de 250 ml de água o que equivale a dois litros por dia. O hábito de beber água ao longo do dia mantém o corpo hidratado, intestino funcionando e melhora a diurese. Para não esquecer de beber, ande sempre com uma garrafinha de água.
Por nutricionista Fernanda S. A. Franco.