3 tipos de dietas para um estilo de vida saudável
Esses três tipos de dietas são possíveis de serem mantidos a longo prazo e apresentam benefícios para a saúde e prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e dislipidemias. Conheça:
1. Dieta do mediterrâneo: Alimentação com consumo abundante de alimentos de origem vegetal (vegetais, frutas, cereais integrais, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosos); Consumo de produtos frescos, pouco processados e sazonais; Consumo de azeite como principal fonte de gordura; Consumo baixo a moderado de lacticínios, e de preferência sob a forma de queijo e iogurte; Consumo baixo e pouco frequente de carne vermelha; Consumo frequente de peixes; Consumo baixo a moderado de vinho, de preferência às refeições.
2. Dieta DASH: Alimentação baseada no consumo de maior quantidade de frutas e vegetais e elevado consumo de cálcio (leite e derivados magros), além de um consumo reduzido de gordura saturada. Com este tipo é possível reduzir a hipertensão.
3. Dieta Flexitariana: Propõe um consumo mais equilibrado entre produtos de origem animal e vegetal. O indivíduo segue uma dieta primariamente vegetariana, em que há o consumo eventual de carnes e peixes, recebendo também a denominação de semivegetariana. A proposta central dessa dieta com redução do consumo de carnes e outros produtos de grande produção agrícola é promover um desenvolvimento ambiental mais sustentável. Porém, além dos benefícios para o meio ambiente e bem estar animal, a dieta flexitariana apresenta benefícios a saúde como a redução do consumo de carne vermelha e o aumento do consumo de leguminosas, legumes, frutas e verduras.
Por nutricionista Fernanda S. A. Franco.